sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O tartascorpião

Uma vez uma tartaruga preparava-se para atravessar um rio quando repentinamente foi abordada por um escorpião.
Este chegou junto dela e perguntou-lhe:

- Tartaruga, reparei que te preparas para atravessar o rio. Podes levar-me contigo nas tuas costas? Eu não sei nadar!

A tartaruga franziu o sobrolho e respondeu-lhe:

- Escorpião, tens fama de maldoso. Temo dar-te boleia e que tu me faças algum mal...

O escorpião replicou-lhe:

- A ti o peso acrescido não te incomoda e se te picar morremos os dois! De que me serviria isso?

Renitente a tartaruga acedeu a transportá-lo para a outra margem do rio.
Sensivelmente a meio da travessia o escorpião deu-lhe uma ferroada fatal.

Perplexa enquanto sentia o efeito do veneno, começando a afundar, mesmo antes de morrer, a tartaruga, reunindo as forças que lhe restavam, perguntou ao escorpião:

- Sabias o resultado dos teus actos e mesmo assim não te contiveste. Porquê?

O escorpião sem nenhum pudor respondeu-lhe:

- Porque essa é a minha natureza. Porque é minha condição ser assim!

Sem comentários:

Enviar um comentário